terça-feira, 3 de setembro de 2013

Depoimentos Coletados pelo Estudo Qualitativo Sobre o Leitura para Todos / Sala de Leitura

A Reach Pesquisa de Mercado realizou um estudo qualitativo, por meio das informações obtidas por 12 entrevistas em profundidade com os responsáveis por salas de leitura em diversos estados brasileiros, em abril e maio de 2013. 


Leia abaixo alguns dos depoimentos coletados pelo estudo.


“Aqui perto não tem biblioteca, não tem nada..só lan house. Então, é um benefício um patrimônio realmente cultural para a comunidade de Canabrava, que não tinha acesso a livros, a informações, um enfoque muito grande para aprendizado deles” (Escola comunitária Canabrava, Salvador, BA – Jacqueline Moura Santana de Lima, coordenadora pedagógica)

“Antes do Instituto Oldemburg fazer a sala de leitura era tudo muito restrito. Tínhamos mais era material pedagógico. E, desde a inauguração do Instituto a prefeitura local com projeto do governo federal também passou a enviar livros...” (Colégio Anglicano de Araras, Araras, RJ, Úrsula Gastartadili, pedagoga)

“A sala tem um publico e ela também tem os apoiadores, a comunidade apóia, depois dessas 1.000 obras doadas pelo Instituto, todo o acervo é doação da comunidade, eu recebo doação não só para alimentar a Sala de Leitura, como eu recebo doação que eu passo adiante, no caso eu passo para a Escola da Penitenciaria”. (Hospital Universitário da UFSC, Florianópolis, SC, Eva Maria Seitz, bibliotecária)

“Acho que o mais positivo é ver os pais dos alunos buscarem conhecimento e mostrar para os filhos a importância de ler – colocando o livro na vida deles” (Escola Thomas Edson Tavares, Vitória, ES, profa. Denise Alves da Silva)

“A sala é um espaço vivo de troca ... desperta o interesse pela leitura, pelo cuidado com os livros, mexe com a fantasia, com o imaginário”. (Escola Zulmira Torres, Salvador, BA, Rosana Porto, diretora)

“Não tínhamos livros suficientes para todos. Agora tem vários, eles podem escolher a história que querem ouvir. Hoje a gente dá várias opções”. (Escola Comunitária São Miguel, salvador, BA, profa. Edna de Lima Sacramento)

“A nossa escola ganhou com o projeto: confiabilidade, mais alunos, é uma escola que tem mais procura do que vagas, é uma escola de destaque. O conceito da escola na cidade tem repercussão. A biblioteca é referência”. (Colégio Estadual São Cristovão, Conceição Maria Ferreira, diretora)

“O principal é sair dessa realidade delas, acho que é isso que elas buscam na sala, buscam a leitura para ver se conseguem desfocar dessa realidade de hospital, de doenças...é complicado. A sala de leitura é uma proposta maravilhosa”. (Núcleo de Apoio a Criança com Câncer, Recife, PE, Hélio Monteiro, chefe do NACC).


“O espaço é utilizado de forma harmônica, não só como leitura, mas também, são desenvolvidas atividades culturais...tudo ligado a literatura, produção de texto, só evoluiu, só fez acrescentar a vinda da sala de leitura aqui...em 2010 a escola se inscreveu em um concursos e  ganhou um selo de qualidade de desenvolvimento através da língua portuguesa - um projeto desenvolvido na sala de leitura. Depois da sala o trabalho do jornal ficou mais especifico, mais encorpado. Contribuiu também com a produção da oficina de poesias”. (Centro de Atendimento Intensivo, unidade do Degase/RJ, Belford Roxo, RJ, Alexandre Aragão do Nascimento, coordenador de atividades)

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