quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Projeto pioneiro de incentivo à leitura no Brasil inaugura 60 novas salas de leitura em setembro e outubro

O projeto Leitura para Todos celebra seus dez anos de atividades e inaugura 60 novas salas de leitura, entre 4 de setembro e 30 de outubro, em Salvador (BA), Recife (PE), Vila Velha (ES), Itiquira (MT) e em  Boa Ventura de São Roque (PR). Desenvolvido pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, trata-se de uma bem sucedida iniciativa de incentivo à leitura, por meio do acesso ao livro não didático. O projeto tem seu embasamento na construção de parcerias com a sociedade civil, gestores públicos e iniciativa privada objetivando a formação de novos leitores e a maior circulação do livro.

Idealizado por Cristina Oldemburg, fundadora do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, o Leitura para Todos teve início em 2003, em parceria com o Grupo Editorial Record,  como uma simples doação de acervo e, ao longo de suas edições, evoluiu para uma série de ações de mobilização social, engajamento de gestores públicos e capacitação de agentes de leitura. “A maior conquista foi o entendimento de que o livro não tem apenas o poder da difusão do conhecimento, mas também há o poder da mobilização das pessoas em torno dele”, fala Oldemburg, que já levou seu projeto para presídios, hospitais, escolas públicas, associações comunitárias, entre outros espaços.



São disponibilizados, em cada sala de leitura, 1.000 livros para consulta e empréstimo para a comunidade local. São dois exemplares de 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros abrangendo diversas áreas de interesse, entre as quais literatura brasileira, estrangeira e infantil, desenvolvimento pessoal, história, filosofia, ciências sociais e ciências aplicadas à tecnologia. As 60 novas salas de leitura somam-se às 728 salas inauguradas até ano passado, totalizando, em dez anos de atividades do projeto, 788 salas de leitura, e um acervo de 788 mil livros acessíveis à população de 24 estados do Brasil.

A edição de 2013 do Leitura para Todos também prevê a aproximação entre leitores e grandes autores da literatura nacional, e homenageia Dias Gomes, Graciliano Ramos e Rubem Braga. Em Salvador (BA), Dias Gomes nomeia 10 novas salas de leitura que serão abertas em escolas municipais, e Graciliano Ramos as sete salas abertas em unidades da Fundação Cidade Mãe, instituição vinculada à prefeitura que atende crianças e jovens em risco social e pessoal. Graciliano Ramos também nomeia as cinco salas de Recife (PE),  as quatro salas de Itiquira (MT), e as nove salas de Boa Ventura de São Roque (PR). Todas estão inseridas em escolas públicas.  Em Vila Velha (ES), são 25 novas salas, 24 delas em escolas públicas e uma na Biblioteca pública Municipal, que homenageiam Rubem Braga. 

“O livro é um instrumento de para estreitar o relacionamento e promover, cada vez mais, o binômio escola-sociedade. O livro, assim, se torna a base de relacionamento entre a escola e a sociedade, já que o próprio ambiente da sala de leitura passa a funcionar como um espaço público para a comunidade. Por isso, 86,2% das novas salas estão instaladas dentro do ambiente escolar”, fala Cristina Oldemburg.


O Leitura para Todos é concebido em total sintonia com a Política Nacional do Livro e o Plano Nacional do Livro e Leitura. Certificado por meio da Lei de Incentivo à Cultura/MinC, o projeto beneficia comunidades ao criar um pólo cultural de fácil implementação e baixo custo. Os patrocinadores das 60 novas salas a serem implementadas em 2013 são a Brookfield, a Chocolates Garoto e a Ferreira Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário